Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Chromolaena angusticeps (Malme) R.M.King & H.Rob. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 09-05-2012

Criterio: B1ab(i,ii,iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie endêmica em formações campestres do Estado do Paraná. Tem EOO de 280,28 km². Está sujeita a menos de cinco situações de ameaça, que consideram a incidência de queimadas, a mineração, a agricultura e a pecuária intensiva como principais ameaças. Portanto, suspeita-se que a espécie sofra com o declínio em EOO, AOO e qualidade do habitat da espécie.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Chromolaena paraguariensis (Hieron.) R.M.King & H.Rob.;

Família: Asteraceae

Sinônimos:

  • > Chromolaena angusticeps ;
  • > Eupatorium angusticeps ;
  • > Eupatorium paraguariense ;
  • > Eupatorium oxylepis subsp. paraguariense ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Ocorre no Paraná (Oliveira, 2010).

Ecologia

Arbusto campestre, perene, fértil em fevereiro e polinizado por insetos (Borges, com. pessoal).

Ameaças

1.5 Invasive alien species (directly impacting habitat)
Severidade medium
Detalhes As estepes graminosas do Paraná têm sofrido com a invasão por Pinus elliottii e Pinus taeda, principalmente devido ao emprego de práticas agrícolas inadequadas (Ziller; Galvão, 2003).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Severidade high
Detalhes Foram apontadas como as principais ameaças dos campos gerais do Paraná algumas ameaças; entre elas as queimadas (Melo et al., 2004).

1.3.1 Mining
Severidade high
Detalhes Foram apontadas como as principais ameaças dos campos gerais do Paraná algumas ameaças; entre elas a mineração (Melo et al., 2004).

1.1 Agriculture
Severidade high
Detalhes Foram apontadas como as principais ameaças dos campos gerais do Paraná algumas ameaças; entre elas a agricultura (Melo et al., 2004).

1.1.4 Livestock
Severidade high
Detalhes Foram apontadas como as principais ameaças dos campos gerais do Paraná algumas ameaças; entre elas a pecuária extensiva (Melo et al., 2004).

Ações de conservação

1.2.2.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Presente na Lista de espécies da flora ameaçada de extinção do Rio Grande do Sul na categoria "Possivelmente extinta" (PE) (CONSEMA-RS, 2002).

Referências

- MELO, M. S.; MORO, R.S.; GUIMARÃES, G.B. ET AL. O patrimônio natural dos Campos Gerais e o desenvolvimento sustentável. Patrimônio natural dos Campos Gerais do Paraná. Ponta Grossa: UEPG, p.221-227, 2004.

- ZILLER, S.R.; GALVÃO, F. A degradação da estepe gramineo-lenhosa no Paraná por contaminação biológica de Pinus elliottii e P. taeda., Floresta, v.32, p.41-47, 2002.

- OLIVEIRA, C.T. Chromolaena angusticeps in Chromolaena (Asteraceae) in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB114919>.

- CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE, RIO GRANDE DO SUL. Decreto estadual CONSEMA n. 42.099 de 31 de dezembro de 2002. Declara as espécies da flora nativa ameaçadas de extinção no estado do Rio Grande do Sul e da outras providências, Palácio Piratini, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 31 dez. 2002, 2002.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

Como citar

CNCFlora. Chromolaena angusticeps in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Chromolaena angusticeps>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 09/05/2012 - 14:19:33